Pular para o conteúdo
  1. Home
  2. /
  3. Prevenção

Prevenção

►Programa: Valorização da Vida no Trabalho e na Família

O programa Valorização da Vida no Trabalho e na Família foi desenvolvido pela ABRAFAM – Instituto de Prevenção à Dependência Química e Apoio às Famílias.

A partir de sólidos conceitos de prevenção e assistência familiar, fundamentados na integração de conhecimentos e experiências de uma equipe multiprofissional altamente capacitada, Valorização da Vida no Trabalho e na Família alcança elevados índices de eficácia e excelência. Valorização da Vida no Trabalho e na Família atende às recomendações da Organização Internacional do Trabalho – OIT e tem o objetivo de contribuir para o melhor desempenho global das empresas:

  • Beneficiando a qualidade de produtos e serviços;
  • Elevando os níveis de saúde e segurança;
  • Reduzindo os prejuízos com absenteísmo, acidentes de trabalho, sabotagens, roubos, indenizações, seguros e assistência médica aos empregados e familiares.

Em todo o mundo, o abuso de álcool e outras drogas é um fenômeno complexo e disseminado nos diversos setores da sociedade. Dentre os ambientes de consumo, o local de trabalho é um dos preferidos pelos usuários, mas ao mesmo tempo, é onde os programas de orientação, prevenção e controle alcançam os melhores resultados.

No ambiente de trabalho – unidade social mais importante para o ser humano depois da família – a autoridade do empregador para coibir o uso indevido de álcool e outras drogas é reconhecida como legítima e mais eficaz do que a de parentes, amigos, médicos, terapeutas, advogados ou líderes religiosos. A manutenção do emprego é um poderoso aliado para induzir os empregados a aderirem aos programas de prevenção, atenção e controle.

O uso indevido de álcool e de outras drogas, responsável por significativas perdas econômicas e sociais, está diretamente vinculado a acidentes de trabalho, queda de produtividade, absenteísmo e deterioração das relações sociais e familiares. Pesquisas recentes demonstram que 80% dos usuários de cocaína e 70% dos que usam outras drogas ilícitas possuem empregos fixos.

► Prevenção de Acidentes de Trânsito (Exames Toxicológicos)

Ao adotar a aplicação do Exame do Cabelo ou Pelo na adição ou renovação de CNH C, D e E (Resoluções CONTRAN), e nas empresas transportadoras na admissão, demissão e randômico para motoristas profissionais (Lei Federal nº 13.103/2015), o Brasil passa a liderar, ao lado dos Estados Unidos, as melhores práticas científicas para um trânsito mais seguro.

A Lei Federal nº 13.103, em vigor desde março de 2015, atualizou a CLT quanto à jornada de trabalho e à prevenção ao uso de substâncias psicoativas pelos motoristas de cargas e passageiros.

Quanto à prevenção, especificamente, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) passou a exigir que as empresas empregadoras de motoristas realizem exames toxicológicos de larga janela de detecção na admissão, demissão e randômicos, a intervalos de no máximo 30 meses em todo o quadro de empregados condutores de veículos que transportam cargas ou passageiros.

Simultaneamente, as Resoluções CONTRAN exigem que os motoristas com CNH das categorias C, D e E realizem, por conta própria, o mesmo exame na adição de categoria ou renovação da CNH.

Os regulamentos são distintos, mas o propósito é um só: Prevenção.  É nesse quadro que ABRAFAM, com expertise de 22 anos, lança suas tintas.

ABRAFAM atua na prevenção ao uso indevido de álcool e outras drogas desde a sua fundação, em 1995, reunindo condições de parceiro ideal, tanto para as empresas quanto para os motoristas:

  • Aos motoristas, oferece os exames toxicológicos de larga janela de detecção pelos melhores preço e condição de pagamento, e o mais curto prazo na entrega dos resultados;
  • Nas empresas, há muitos anos, desenvolve, implanta e gerencia programas de prevenção que alcançam 100%  de adesão dos funcionários e, há um ano, oferece os serviços de realização dos exames de cabelo ou pelo em postos de coleta espalhados por todo o território nacional ou in company.

► Palestras

A ABRAFAM orienta através de palestras, proferidas por Carlos Roberto Rodrigues em clubes, empresas, escolas, congressos e seminários. Essas palestras se constituem em importante material de conscientização.

Para mais informações entre em contato conosco

(Atendimento de Segunda à sexta: 09h00 às 17h00)

Telefones: (11) 5574-1212/5574-1010

WhatsApp: (11) 9 9290-7580

E-mail: reginasuga@abrafam.org.br